29 de maio de 2011

Societas Rosicruciana

A Societas Rosicruciana (ou Sociedade Rosacruciana) é uma ordem Maçônica fundada na Escócia, mas depois passou a existir na Inglaterra, Canadá, França, Portugal e nos Estados Unidos.

Um membro deve ser Mestre Maçom regular da jurisdição na qual a sociedade se reune, as várias Sociedades não têm nenhuma outra ligação, vínculo, ou reconhecimento oficial. A Sociedade oferece assistência a todos os seus membros na solução dos grande problemas da natureza e ciência, sendo que em alguns aspectos funciona como uma sociedade de pesquisa.

Entretanto, a Societas Rosicruciana não constitui outro grau na Maçonaria a ser adquirido no curso ordinário do progresso Maçônico. Ela é algo além e fora da Maçonaria.

Objetivos

O objetivo da Sociedade é facilitar o estudo do sistema de filosofia que foi inculcado pelos Fratres Rosae Crucis originais de 1450 DC e baseado nos ensinamentos Herméticos, Platônicos e Cabalísticos dos antigos. O objetivo disto é juntar os Maçons de perspectiva filosófica e acadêmica, de forma que eles possam apoiar uns aos outros na busca de seus próprios estudos no campo da filosofia e conhecimento o mais amplo senso.

Enfim, seu objetivo é trazer seus membros a poucos passos da sabedoria e entendimento da verdadeira natureza da realidade.

Ela é organizada em nove graus, cada um com um ritual próprio. Adicionalmente a essas cerimônias, os membros são encorajados a escrever e apresentar trabalhos originais, a ouvir e aprender, e pelo estudo e dando aos outros os resultados daquele estudo, a tomar de forma ativa paticipação na solução dos grandes problemas da vida e entendimento da arte, sabedoria e literatura do Antigo Mundo.

Diferente das Lojas da Maçonaria, seus agrupamentos são denominados Colégios.

História

A Societas Rosicruciana declara ter ligação com a Irmandade Rosacruciana e baseia seus ensinamentos naqueles encontrados nos textos Fama e Confessio Fraternitas publicados na Alemanha no início de 1600, juntamente com publicações similares da mesma época.

No início do século 19, um grupo mais reservado de maçons da Escócia passaram a se dedicar à causa rosacruz buscando contatos e se alinhando com os manifestos Fama e Confessio Fraternitatis e o resultado disso foi a formação da Societas Rosicruciana in Scotia. O requerimento mínimo para ser admitido nessa sociedade era ser cristião e mestre maçom.

Em 1867, os srs. William James Hughan e Robert Wentworth Little, ambos maçons, foram recebidos na Societa Rosacruciana in Scotia, avançando rapidamente pelos graus. Em 1º de junho do mesmo ano, realizaram o primeiro encontro em Aldermanbury para fundação da S.R.I.A., onde o Frater Little fora eleito o Magus Supremo, IXº da sociedade.

Existem várias Societas Rosicrucianas pelo Mundo:
Societas Rosicruciana in Scotia (SRIS; Scotland)
Societas Rosicruciana in Anglia (SRIA; England)
Masonic Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis (MSRICF; United States)
Societas Rosicruciana in Canada (SRIC; Canadá)
Societas Rosicruciana in Gallia (SRIG; France)
Societas Rosicruciana in Portugallia (SRIP; Portugal)
Societas Rosicruciana in Terra Australi (SRIA; Australia)
Societas Rosicruciana in Scotia (SRIS)

A primeira Societas Rosicruciana foi fundade na Escócia, conhecida como a Societas Rosicruciana in Scotia (SRIS).

Societas Rosicruciana in Anglia (SRIA)

A Societas Rosicruciana in Anglia foi fundada em 1867 e derivada da SRIS seguinda a admissão de William James Hughan e Robert Wentworth Little naquela ordem. Os dois avançaram rapidamente na Escócia e ganharam a patente para foram a Sociedade na Inglaterra. O primeiro formação (de formação) ocorreu em 1º de junho de 1867 em Aldermanbury, Londres, como Frater Little eleito Supremo Magus.
Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis (SRICF/MSRICF)

A Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis (Sociedade Rosicruciana dos Estados Unidos) foi formada em 21 de Setembro de 1880, através de Colégios que também foram fundados pela Escócia. O Colégio da Pennsylvania recebeu a patente da SRIS em 27 de Dezembro de 1879. Essa foi seguida pelas patentes dadas a Nova York, em 9 de Abril de 1880; Massachusetts em 4 de Maio de 1880; Maryland em 10 de Maio de 1880; e Vermont em 22 de Setembro de 1880.

S.R.I.C.F./M.S.R.I.C.F.

De todos os Colégios nos EUA, somente um localizado em Massachusetts mantém continuidade desde de sua origem e nunca foi reorganizado.

Societas Rosicruciana in America (SRIAm)

Em 1909, Dr. George Winslow Plummer (1876-1944) fundou a Societas Rosicruciana in America, aparentemente uma dissidência da SRICF; esse grupo desistiu do pré-requisito de que seus membros fossem Maçons e passou a admitir mulheres. Ela nunca foi formalmente reconhecida por qualquer Societas Rosicrucianas Maçônicas, assim como as Societas Rosicruciana in Anglia e outras tem relações formais entre si.

Societas Rosicrucianis in Canada (SRIC)

A Societas Rosicruciana in Canada foi primeiro mencionada em uma declaração datada de 31 de Maio de 1876, mas não foi formalmente constituida (por um Cel. McLeod Moore, por sua familiaridade com John Yarker) até 19 de Setembro daquele ano. A maioria dos membros vieram das cidades de Maitland, Ontario. A sociedade constituiu um Alto Conselho exatamente um ano depois, mas a Sociedade entrou em inatividade em algum momento depois de 1889.

Em 1936, o Colégio de Ontario foi criado via patente da SRICF (mais tarde MSRICF). O pai de Manly Palmer Hall, E.H.D. Hall, um membro da primeira Sociedade Rosacruciana no Canadá foi votado como membro patenteado do Colégio de Ontário. Devido a possíveis problemas jurisdicionais, além de obter a patente da SRIA ou SRIS, um Alto Conselho Canadense foi formado em 29 de Junho de 1997 e a SRIC é agora um corpo independente.

A Estrutura da Sociedade

A Ordem possui 9 graus divididos em 3 séries ou, como são chamados, Ordens. A primeira possui 4 graus, a segunda 3 graus e a terceira apenas 2.

Primeira Ordem

Dos nove graus, quatro são agrupados na "Primeira Ordem" e podem ser conferidos pelo Celebrante do Colégio em Templo aberto.

Esses graus são chamados Graus de Aprendizado.
Zelator Iº - Esse é o primeiro grau da Sociedade, onde o aspirante é recebido na cerimonia mais impressionante e colorida e onde ele é exortado a começar sua busca pela verdadeira sabedoria. Todos os assuntos do Colégio são condizidos nesse grau.
Theoricus IIº - Como dito pelo título, o ritual de admissão é sobre os aspectos teóricos da divindade em todas as suas formas. O grau incorpora uma erudita dissetação sobre as cores.
Practicus IIIº - O estudo e o ritual desse grau tem referencia especial à faceta espiritual da antiga arte da alquimia.
Philosophus IVº - Aqui o aspirante é concorajado a expandir seu conhecimento através do estudo cuidadoso dos escritos filosóficos e sagrados das principais religiões do mundo. Uma extensa dissertação de magnífico calibre é realizada neste grau.

Segunda Ordem

A "Segunda Ordem" compreende os graus Vº à VIIº, conhecidos como Graus de Adeptados, que são conferidos num Colégio de Adeptos por um Chefe Adepto ou seu deputado devidamente apontado. A seleção para avanço nos Graus de Adeptado é feita pelo Magus Supremo, ou somente pelo Chefe Adepto.
Adeptus Minor Vº - A admissão a esse grau não é permitida até que o período mínimo de quatro anos tenha sido servido na Sociedade. Esse é um grau pré-requisito para avanço para o ofício de Ancião dentro de um Colégio.
Adeptus Major VIº - O sexto grau é de grande significado e demanda um alto grau de contamplação na preparação para o avançao ao sétimo grau.
Adeptus Exemptus VIIº - Esse, o grau final da Segunda Ordem, é pré-requisito para instalação em uma presidência de um Colégio. O ensinamentos apresentados são de uma natureza divina e etéria, designada para elevar a mente na preparação para iniciação completa.

Terceira Ordem

Os dois graus da "Terceira Ordem" são conferidos pelo Mago Supremo ou por dispensação especial de um outro Magus. A seleção para esses graus somente é feita pelo Magus Supremo, a "Terceira Ordem" sendo a Ordem regente da Sociedade como todo.
Magister VIIIº - Esse grau é conferido aos Oficiais do Alto Conselho designados nas Ordenações de Sociedade e podem ser conferidos a outros membros do Alto Conselho. O oitavo grau de Magister (Honoris Causa) pode ser conferido a outros Fratres que mostrem um excelente serviço à Sociedade. Um Alto Conselheiro Magister quando deixa de ser um membro do Alto Conselho, reverte-se ao grau de VIIIº Magister (Honoris Causa).
Magus IXº - Esse grau somente é portado pelo Magus Supremo, e o Magus substituto. O grau de Magus (honoris Causa) pode ser conferido pelo Magus Supremo em um Frater que tenha mostrado excelente devoção aos objetivos da Sociedade e existem apenas poucos Fratres que atendem a esse quesito.
Influências

Em 1888, três membros da S.R.I.A., Dr. William Robert Woodman, William Wynn Westcott (Magus Supremo) e Samuel Liddell MacGregor Mathers formaram a Hermetic Order of the Golden Dawn, removendo as restrições da associação passando a permitir que não-cristãos, não-maçons e mulheres pertecessem à Ordem.

Muito da estrutura da S.R.I.A. sobreviveu nessa "nova Ordem" que veio a ser a grande influência (ou até mesmo causar) do renascimento do ocultismo moderno no século 20.

Membros conhecidos

William Robert Woodman
William Wynn Westcott
Kenneth Mackenzie
Samuel Liddell "MacGregor" Mathers
Arthur Edward Waite
John Yarker
Rudyard Kipling

http://www.ocultura.org.br/index.php/Societas_Rosicruciana

A fraude de Léo Taxil

A Fraude de Taxil de 1890, é provavelmente a mais famosa farsa antimaçônica francesa. Seu autor, Léo Taxil, quis vingar-se da Maçonaria, que foi expulso em 1882 por um caso de plágio.

História

Léo Taxil era o nome de pena de Marie Joseph Gabriel Antoine Jogand-Pagès, que tinha sido anteriormente acusado de difamação a respeito de um livro que escreveu chamado The Secret Loves de Pope Pius IX. Taxil inicialmente chegou a publicar vários livros anticatólicos, que pintaram a hierarquia eclesiástica como hedonista e sádica. Taxil ingressou na Maçonaria em 1881, mas não passou do primeiro grau, sendo expulso dez meses depois, em 1882, por estar envolvido em alguns casos de plágio e difamação.

Em 20 de abril de 1884 o Papa Leão XIII publicou uma encíclica, Humanum Genus, que afirmou que a raça humana foi "separada em duas partes opostas e diversas, das quais uma resolutamente luta pela verdade e a virtude, a outra é daquelas coisas que são contrárias à virtude e à verdade. Uma é o reino de Deus sobre a terra, a saber, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo (…) O outro é o reino de Satanás".

Este outro reino dito, ao que se supõe pelo posicionamento do pontífice com relação aos maçons, "levado ou assistido" pela Maçonaria.

Após esta encíclica, Taxil viu, como ele mesmo confessaria mais tarde, uma grande oportunidade para uma brincadeira onde ridicularizaria a Igreja e se vingaria da Maçonaria por te-lo expulsado. Em 1885, Taxil submeteu-se a público, dizendo converter-se ao catolicismo romano, e anunciou a sua intenção de reparar o dano que ele tinha feito para a verdadeira fé. Em seguida, inventou uma ordem maçônica satânica imaginária de nome Palladium, cujo objetivo principal seria de dominar o mundo.

O suposto objetivo de Taxil era denunciar tal ordem, revelando seus segredos e ações à sociedade. Tendo começado por acusar a Maçonaria de ocultar as piores misérias morais e incentivar seus seguidores ao vício, quando não ao assassinato, em seguida, acusou de ser uma seita satânica que dedica seus cultos a Baphomet, nos camarotes dos quais o chefe supremo Albert Pike recebia as suas ordens de Lúcifer em pessoa.

Para tornar a farsa mais credível, Taxil misturou elementos do ritual Maçônico com elementos fantasiosos de sua invenção. Em particular, sobre as várias imagens doravante famosas, reutilizou o símbolo do 18º do Rito Escocês Antigo e Aceito, substituindo o cordeiro pascal [2] pela imagem de Baphomet, uma figura simbólica concebida e divulgada a partir de 1854 pelo ocultista francês Eliphas Levi.

O primeiro livro produzido por Taxil após a sua suposta conversão católica era um quarto-volume da história da Maçonaria, que continha verificações fictícias de uma testemunha da sua participação no satanismo. Com um colaborador que publicou como "Dr. Karl Hacks", escreveu outro livro chamado Devil in the Nineteenth Century, que introduziu um novo personagem, Diana Vaughan, uma suposta descendente do alquimista Rosacruz Thomas Vaughan. O livro continha muitos contos sobre seus supostos encontros com demônios encarnados, um dos quais supostamente escreveu profecias sobre a sua volta com sua cauda, e outro que tocava piano, sob a forma de um crocodilo.

Segundo Taxil, Diana Vaughan teria sido envolvida na maçonaria satânica, mas fora resgatada quando um dia ela professou admiração por Joana d'Arc (ainda não canonizada na época), cujo nome teria posto os demônios em fuga. Declarando co-autoria como Diana Vaughan, Taxil publicou um livro chamado Eucharistic Novena, uma coleção de orações que foram elogiadas pelo Papa.

Leo Taxil convenceu muitos católicos com a sua farsa - tanto que em 1887 foi recebido em audiência pelo Papa Leão XIII, que declarou ser admirador da obra de Taxil, solicitou que ele escrevesse mais livros e passou a financiá-lo.

Continuando a farsa, Taxil alegou que Albert Pike, Grande Comendador do Supremo Conselho de Jurisdição do Sul do Rito Escocês antigo e aceito, era um "Papa Luciferianista", o líder supremo de todos os Maçons do mundo, e que ele admitiu que toda sexta-feira às três horas conferia com o próprio Satanás. Monsenhor Northrop, bispo de Charleston (Carolina do Sul), foi especialmente para Roma, a este respeito a fim de garantir a Leão XIII que os maçons da sua cidade episcopal são pessoas dignas, e seu templo não adornava qualquer estátua de Satanás.

Em 19 de abril de 1897, após dez anos de patrocínio pelo Papa, Taxil chamou uma conferência de imprensa organizada na Sociedade de Geografia (a chamada Conferência de Leo Taxil), na qual confessou que suas revelações sobre os maçons eram fictícias; admitiu que Diana Vaughan não existia, pelo contrário, que o nome tinha sido emprestado de sua secretária; revelou que tal ordem Paládio não existia; explicou detalhadamente os cuidados que teve para criar a e manter a farsa e agradeceu ao clero por sua assistência em dar publicidade às suas alegações selvagens; e afirmou que a sua "brincadeira amigável" teria feito o seu sucesso no tempo do livre-pensamento que iria "Matá-los através de riso." Isso revelou o grau de sua impostura e provocou um escândalo em que a polícia teve que intervir para acalmar e dar assistência e proteção ao autor.

Embora o material produzido por Taxil seja confessamente uma fraude, esse material ainda é utilizado contra maçons até hoje, principalmente pelos fundamentalistas cristãos e antimaçônicos, que associam o Baphomet à Maçonaria e afirmam que a maçonaria é satânica. Um livro foi-lhe consagrado (Le Mystère de Léo Taxil et la vraie Diana Vaughan), publicado em 1930, sob o pseudônimo "Spectator", afirma que Taxil tinha sido manipulado pela Maçonaria para desacreditar a anti-maçonaria.

Salmo Maçom

Salmo da Fraternidade ou Salmo da Concórdia ou Salmo Maçônico, refere-se ao Salmo 133, onde David enaltece a fraternidade citando Aarão no contexto dos Montes Sião e Hermon. Nas Grandes Lojas, nas localidades em que predomina a fé cristã, a abertura dos trabalhos se dá pela leitura desse salmo.Parte de uma série de artigos sobre
Maçonaria
Salmo da Fraternidade ou Salmo da Concórdia ou Salmo Maçônico, refere-se ao Salmo 133, onde David enaltece a fraternidade citando Aarão no contexto dos Montes Sião e Hermon. Nas Grandes Lojas, nas localidades em que predomina a fé cristã, a abertura dos trabalhos se dá pela leitura desse salmo.

A leitura do Salmo 133 já era adotado, desde 1128, pelos Cavaleiros Templários, nas suas cerimônias de iniciações, cito: E o irmão capelão deve recitar o salmo que diz. Eis,como é bom, como é bom, como é delicioso, viverem os irmãos em boa união.

Numa loja maçônica a abertura do Livro Sagrado (para os países de predominância católicos e protestante a Bíblia, mas em outros credos pode ser o Livro dos Mortos, o Vedas, o Torah ou o Alcorão) marca o início real dos trabalhos, e é considerado liturgia de grande importância, porquanto simboliza a presença efetiva da palavra do GADU.

Segundo A Trolha, o uso do Livro da Lei foi estabelecida em 1717, por intermédio da Grande Loja da Inglaterra, apesar de haver referência ao seu uso a partir de 1670.

Castelani afirma que a leitura do salmo foi usada pela primeira vez, em meados do século XVIII, por algumas Lojas do Yorkshire, na Inglaterra, quando ainda nem havia um rito plenamente organizado. Em pouco tempo, esse hábito foi abandonado e, já a partir da adoção do rito Inglês de Emulation,(que indevidamente fala-se em "de York") abria-se a Bíblia em qualquer lugar, sem leitura de versículos. Todavia, esse hábito foi retomado por algumas Grandes Lojas norte-americanas, principalmente a de Nova York. Nos EUA, no simbolismo, só se pratica o rito de York, pois o REAA só é praticado nos Altos Graus. Da Grande Loja de Nova York, por cópia, o salmo foi introduzido no Brasil e em algumas outras Obediências da América do Sul, no REAA. Neste, na verdade, tradicionalmente se abre o Livro em João e são lidos os versículos 1 a 5 do capítulo 1.

A abertura do Livro Sagrado não necessariamente se dá no Salmo 133. O Grande Oriente Paulista, no grau de Aprendiz, inicia os trabalhos lendo João, 1.1 a 5. Também, algumas Lojas dos EUA e também na Inglaterra inicia com o Livro de Ruth IV.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CLIPSAS

O CLIPSAS ou Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçônicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo é um organismo internacional que visa reagrupar Obediências Maçônicas da maçonaria liberal e adogmática de todo o mundo e congregar maçons, homens e mulheres, que considerem que a "Liberdade Absoluta de Consciência é a grande vitória da humanidade sobre ela mesma".


Objectivo principal

O seu principal objectivo é o de criar um centro de união fraternal entre os Maçons "que consideram que a liberdade de consciência é uma vitória da humanidade sobre si mesma e que, longe de ser um fator de desunião, ela conduz, graças à livre confrontação de opiniões, à supressão de todas as barreiras".

História

Fundada em 22 de Janeiro de 1961 por convocatória dirigida à maçonaria mundial pelo Grande Oriente da Bélgica e o Grande Oriente de França, para um encontro em Estrasburgo, encontro esse motivado pela intransigência crescente que a Grande Loja Unida de Inglaterra e outras a esta associadas, nomeadamente as Grandes Lojas dos vários estados dos Estados Unidos da América, que pretendiam impor como regra às restantes Obediências Maçônicas mundiais a exclusividade da crença dogmática e obrigatória de DEUS (não aceitando religiosos de outras religiões não monoteístas, agnósticos, descrentes ou ateus) para além da não aceitação como iniciados de "mulheres, escravos e deficientes".

As Obediências Maçônicas então reunidas e que não aceitam nem se revêm nas regras atrás referidas e respeitando as suas soberanias, os seus ritos e os seus símbolos numa real e verdadeira cadeia de União Universal, decidiram assinar entre si um acordo em que se revêm no Apelo que as reuniu em Estrasburgo.

Deve-se entender que o CLIPSAS é por isso uma federação de Obediências Maçônicas (associações legais nos seus próprios países) e não centralizada não tendo por isso os seus órgãos que promulgar decretos impositivos ou que invadam o espaço das Obediências membros que a esta pertençam.

Os seus fundadores e continuadores consideram por isso que o CLIPSAS deve ser a pedra angular de uma União Fraternal de Maçons que consideram que a liberdade de consciência é a maior vitória da humanidade e que deve ser por isso um fator de união e não de desunião entre todos os homens e mulheres iniciados e que isto deve ser o principio de supressão de barreiras entre estes e entre toda a humanidade.

Assim, o CLIPSAS, organiza colóquios anuais em que se discutem não só temas maçônicos mas também temas sociais que preocupam o mundo moderno, efetuando sínteses, para que, e de forma positiva se possa refletir em conjunto e possam participar de forma construtiva na criação de uma opinião e aprofundamento de uma reflexão interna não só nas Obediências Maçônicas que desta fazem parte mas e mais importante sobre os seus membros, Maçons (mulheres e homens), que enquanto seres sociais poderão contribuir para que um mundo seja um lugar mais justo, fraternal e livre.

Deste modo, o CLIPSAS, não proíbe que algumas Lojas ou até de Obediências signatárias, abram algum livro sagrado (Bíblia, Torah, Alcorão, etc) durante seus trabalhos e roguem pela proteção dogmática do Grande Arquiteto Do Universo ou que imponham acesso exclusivo de homens ou de mulheres à sua iniciação, apenas pretende que as suas signatárias não proíbam que outras o façam e ao estabelecer mútuo reconhecimento entre as suas signatárias na prática permitem visitas e a participação em igualdade de circunstâncias de homens e mulheres maçons aos seus trabalhos desde que assim aceites pelas suas Lojas.

Começando de forma muito centrada nas Obediências Maçônicas liberais e adogmáticas europeias e norte-americanas e evoluindo para a aceitação dos primeiros membros não fundadores apenas dez anos depois de ter sido fundada conhece desde então um crescimento sustentado em número de Obediências Maçônicas que a esta pertencem.

Nos primeiros vinte e nove anos a sua presidência foi detida pelo Grande Oriente da Bélgica (de 1961 a 1990) e nos três anos seguintes pelo Grande Oriente de França (1990 a 1993), seguido pelo Grande Oriente do Luxemburgo no triênio seguinte (1993 a 1996) e pela Grande Loja Feminina de França que ocupa o lugar entre 1996 e 1998. De 1998 a 2000 o presidente foi da Grande Loja Simbólica Espanhola, depois novamente o Grande Oriente de Luxemburgo, de 2000 a 2004 sucedido pelo Grande Oriente e Loja Associada do Congo 2004 a 2007, Em 2007 foi presidido pelo brasileiro Jefferson Scheer, da Grande Loja Unida do Paraná, que faleceu em 31 de dezembro de 2007, sendo atualmente dirigido por Marc-Antoin Cauchie, do Grande Oriente de Luxemburgo.

No ano de 1996 dá-se um abandono de parte dos seus fundadores, os motivos alegados foram mais de ordem administrativa e também porque as Obediências Maçônicas de origem francesa queriam que a organização seguisse outra via, mas nenhum destes motivos é contrário ao Apelo assinado, mantendo aliás todos estes fundadores relações de amizade e tratados com todas as obediências que pertencem ao CLIPSAS, saem deste modo em 1996, o Grande Oriente de França (que retornou em 2010), o Grande Oriente da Bélgica (que retornou em 2008), a Federação Francesa do Le Droit Humain e o Grande Oriente da Suíça, sendo que este último retorna em 2005 e a Grande Loja Feminina de França em 1998, estas Obediências Maçônicas fundaram nesse ano o SIMPA.

Desde então o CLIPSAS não parou de ter, como já anteriormente detinha, um crescimento sustentado em número de Obediências Maçônicas entrando desde então membros de quatro continentes, contando atualmente com mais de sessenta.


Estrutura de funcionamento

O órgão supremo do CLIPSAS é a sua Assembléia Geral anual, composta por representantes especialmente designados pelos seus membros, geralmente o próprio Grão Mestre ou alguém em representação deste e da qual todos os Maçons, mesmo aprendizes, de cada Obediência, podem participar.

Para a sua administração entre as reuniões das Assembleias eletivas (que ocorrem de três em três anos), o CLIPSAS elege uma Direcção, integrada por um Presidente e seis Vice-Presidentes, com mandatos de três anos e elege desde há uns anos um representante regional para os três continentes onde tem obediências, a saber, Europa, América e África, embora na Ásia também detenha três Obediências Maçônicas filiadas.


Situação atual

Contanto hoje em dia com mais de sessenta Obediências Maçônicas membros ativos e com grande parte dos Maçons liberais e adogmáticos filiados na sua estrutura, encontra-se na vanguarda da criação do Espaço Maçônico Europeu e já pediu à ONU um assento como membro observador para a questão dos Direitos Humanos, será caso aceite o coroar de uma luta que começou com os Maçons franceses que por este lutaram nas ruas de Paris entre 1789 e 1799 na Revolução Francesa, fecha-se assim um ciclo de reconhecimento do que a maçonaria liberal e adogmática conseguiu nestes últimos séculos e abre-se outro de defesa da liberdade, da igualdade e da fraternidade entre todos os homens nesta nossa nave espacial que nos transporta a todos, designada por nós como Terra.


Membros

As Obediências Maçónicas membros do CLIPSAS são:
Grande Oriente de França, desde 1961 (sai em 1996 e retorna em 2010)
Grand Orient de Belgique, desde 1961 (sai em 1996 e retorna em 2008)
Gran Loggia d’Italia, desde 1961
Grand Orient de Suisse, desde 1961 (saí em 1996 e retorna em 2005)
Gran Orient d´Autriche, desde 1961
Grand Orient de Luxembourg, desde 1961
Serenísima Gran Logia de Lengua Española, desde 1961
Grand Lodge of Denmark, desde 1970
Gran Logia Mixta de Puerto Rico, desde 1976
George Washington Union, desde 1979
Gran Logia de la República de Venezuela, desde 1980
Grand Rite Malgache, desde 1981
Omega Grand Lodge of the State of New York, desde 1982
Grands Orient & Loge Unis du Cameroun, desde 1982
Gran Logia Simbólica Española, desde 1983
Grand Orient du Congo, desde 1984
Grande Loge Féminine de Belgique, desde 1984
Nederlandse Grootloge der Gemengde Vrijmetsalerij, desde 1985
Grande Oriente Lusitano, desde 1985
Grande Loge Haitienne de St. Jean des Orients D'Outre-Mer, desde 1985
Grande Loge de Haïti, desde 1987
HUMANITAS-Freimaurergrossloge für Frauen und Männer in Deutschland, desde 1987
Gran Oriente Latino Americano, desde 1987
Grand Bénin de la République du Bénin, desde 1988
Großloge Humanitas Austria, desde 1989
Grands Orient & Loge Associés du Congo, desde 1989
Liberal Grand Lodge of Turkey, desde 1989
Gran Logia Mixta de Chile, desde 1991
Grande Loge Française de Memphis-Misraïm, desde 1991
Grande Loge Féminine de Memphis-Misraïm, desde 1992
Grande Loge Symbolique Helvétique, desde 1992
Grande Eburnie, desde 1992
Gran Logia Femenina de Chile, desde 1994
Gran Loggia Massonica Femminile d’Italia, desde 1995
Grande Loja Unida do Paraná[4], desde 1995
Séréníssime Grand Orient de Grèce, desde 1996
Grande Loge de la Caraïbe, desde 1997
Gran Oriente de México, desde 1997
Grande Loge Nationale du Canada, desde 1997
Grande Oriente Nacional Gloria do Occidente do Brasil, desde 1998
Gran Logia del Norte de Colombia, desde 2000
Grande Loja Maçônica Mista do Brasil, desde 2001
Ordre Maçonnique International DELPHI, desde 2001
Grande Loge Centrale du Liban, desde 2002
Grand Orient Mixte de Grèce, desde 2002
Grande Loja Unida de Pernambuco, desde 2002
Grande Loge Mixte de Memphis-Misraïm, desde 2003
Gran Logia Central de Colombia, desde 2003
Grande Loge de Cèdres, desde 2003
Grande Loge Symbolique Maçonnique d'Afrique, desde 2003
Grand Rite Galagasy Féminin, desde 2003
Grande Oriente Masónico Chileno, desde 2004
Gran Logia Femenina de Argentina, desde 2004
Grande Loja Arquitetos de Aquário - GLADA, desde 2005
Grande Loge Bet-El, desde 2005
Grande Loge Féminine de Roumanie, desde 2006
Gran Logia Benjamin Herrera, desde 2006
Grande Loge Independante et Souveraine des Rites Unis, desde 2008
Gran Oriente de la Francmasonería Universal, desde 2008
Gran Loge du Maroc, desde 2008
Gran Logia Constitucional del Peru, desde 2009
Gran Oriente Federal de la República Argentina, desde 2009;
Gran Oriente de El Salvador, desde 2009
Gran Logia Hiram Habif, desde 2009
Gran Oriente de Rumania, desde 2009
Gran Logia Nacional Unida de Rumania, desde 2009
Grande Loja Feminina do Brasil, desde 2010
Federação Colombiana de Lojas Maçônicas, desde 2010

Fonte: Internet

Rito Adonhiramita

O mais antigo documento conhecido referindo-se ao mestre arquiteto do Templo sob a denominação de Adonhiram é o Cathécisme des Francs Maçons ou Le Secret des Francs Maçons (Catecismo dos Franco-Maçons ou O Segredo dos Franco-Maçons), editado em 1744, de autoria, possivelmente, um abade, cujo nome seria Leonardo Gabanon. Em 1730, nasceu o Théodore de Tschoudy, considerado o organizador da segunda parte da obra Recueil Précieus de la Franc-maçonnerie Adonhiramite (Compilação Preciosa da Maçonaria Adorinamita), cuja primeira edição ocorreu em 1787. O Barão Tschoudy foi membro do parlamento de sua cidade natal, Metz, França, onde residiu de 1756 a 1765.

Maçom entusiasta e estudioso, Tschoudy utilizou seu aguçado espírito crítico para bater-se contra a proliferação desordenada dos altos graus do Rito de Heredom, do qual derivariam alguns dos ritos atuais, como o escocês, o moderno e o Adonhiramita. Inicialmente, Tschoudy se propôs a reformar os graus então existentes, reduzindo-os a quinze e depurando-os de tudo o que não fosse fiel à tradição maçônica. Em 1766, Tschoudy publicou L'Étoile Flamboyante ou La Société des Francs-Maçons (a Estrela Flamígera ou A Sociedade dos Franco-Maçons), obra em que propôs a criação de uma nova Ordem de altos graus, a Ordem da Estrela Flamígera, com três graus: Cavaleiro de Santo André, Cavaleiro da Palestina e Filósofo Desconhecido. Desentendendo-se com os membros do novo Conselho, dedicou-se ao já citado Recueil Précieus de la Franc-maçonnerie Adonhiramite.

Alguns autores, porém, atribuem a autoria da Compilação a Louis Guillemain Saint-Vitor. Esta interpretação foi feita por Ragon, que citou este último autor em seu ritual de mestre, na bibliografia nele mencionada. A confusão se deve à divisão da obra em duas partes, de estilos totalmente diferentes, sendo, a primeira, pródiga em notas e explicações, enquanto a segunda é lacônica e breve. Deduzem, os estudiosos, que a primeira parte foi escrita por Saint-Vitor e a segunda, por Tschoudy, em data anterior àquela.

A Compilação, aceita-se hoje, foi publicada em dois volumes, em 1787, incluindo os graus simbólicos, graças a Saint-Vitor, que os escreveu pouco antes da publicação, ou seja, quase vinte anos depois da morte de Tschoudy. A primeira parte da Compilação era relativa aos graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre. A segunda, compreendia os graus de perfeição: Primeiro Eleito ou Eleito dos Nove, Segundo Eleito Nomeado de Pérignan, Terceiro Eleito Nomeado eleito dos Quinze, Pequeno Arquiteto, Grande Arquiteto ou Companheiro Escocês, Mestre Escocês, Cavaleiro da Espada Nomeado Cavaleiro do Oriente ou da Águia, Cavaleiro Rosa Cruz e O Noaquita ou Cavaleiro Prussiano.

Na Europa, o Rito Adonhiramita foi praticado na França e em Portugal, difundindo-se das colônias e sendo o preferido da armada napoleônica. Com a difusão do Rito Francês ou Moderno, o Rito Adonhiramita começou a ser abandonado, restringindo a sua prática ao Brasil, onde se encontra a sua Oficina Chefe. Graças a isso, o Rito manteve a sua pureza original e não sofrendo as influências do teosofismo, ocorrida com os outros ritos no final do século XIX.

Em Portugal, a primeira Loja Maçônica se instalou em 1727, sendo regularizada pela Grande Loja de Londres em 1735, denominada Hereges Mercantes. Na Loja de Coimbra, fundada em 1773, encontravam-se os brasileiros Antônio de Morais Silva, Antônio Pereira de Souza Caldas, Francisco de Melo Franco e Joaquim José Cavalcanti. Igualmente, em outras lojas, em Lisboa e no Funchal, existiam irmãos brasileiros.

Em 18 de fevereiro de 1722, foi inaugurada a Academia Científica, fundada no ano anterior, com o apoio do então Vice-Rei D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão d'Eça e Melo Silva Mascarenhas, Marquês de Lavradio. Em 6 de junho, adota o nome de Sociedade Literária Rio de Janeiro, funcionando até 1790, quando a devassa da Inconfidência Mineira suspendeu os seus trabalhos. Essa Academia é tida, hoje, como uma loja maçônica disfarçada, como sugerem alguns textos posteriores como o que se segue, de autoria do Barão do Rio Branco, em Efemérides Brasileiras:

"Uma divisão naval francesa, comandada pelo Capitão Landolphe, tendo cruzado alguns dias perto da barra do Rio de Janeiro, fez algumas presas e segui, nesta data, para o Norte. Na altura de Porto Seguro, encontrou-se com a esquadra do comodoro inglês Rowley Bulteel, e no combate renderam-se duas fragatas francesas. Os prisioneiros foram entregues no Rio de Janeiro, ao Vice-Rei, Conde de Resende. Refere o Comandante Landolphe, que foi bem tratado, porque era pedreiro-livre. Um dos filhos do vice-rei levou-o a uma festa maçônica - introduzindo-o no recinto do templo - diz ele em suas memórias, ouvi, com muito prazer, o discurso do venerável..."

Outro fato importante, que poucas obediências de outros países possuem, é o manifesto, como prova de regularidade de origem da Maçonaria Brasileira, através de uma Loja Adonhiramita - A Loja Reunião - que se subordinava ao Grande Oriente de França. Em 1815, foi fundada a Loja Comércio e Artes que, com a divisão do seu quadro, formou outras duas: a Loja União e Tranqüilidade e a Loja Esperança de Niterói. Essas lojas adonhiramitas fundaram, em 17 de junho de 1822, o Grande Oriente do Brasil.

Em 1839, a Constituição do Grande Oriente do Brasil criou o Colégio dos Ritos, incluindo o Rito Adonhiramita. Em 1851, foi criado o Colégio dos Ritos Azuis e em 1873, o Grande Capítulo dos Cavaleiros Noaquitas, também pelo Grande Oriente do Brasil. Após a separação da Maçonaria Brasileira, os graus simbólicos ficaram com o Grande Oriente do Brasil e as Grandes Lojas e os Altos Graus jurisdicionados às respectivas Oficinas Chefes dos Ritos. Em 2 de junho de 1973, o Mui Poderoso e Sublime Grande Capítulo dos Cavaleiros Noaquitas para o Brasil instituiu os graus de Kadosh e aumentou o número de graus para trinta e três. A partir dessa data, o governo das Oficinas Litúrgicas do Rito Adonhiramita ficou a cargo do Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita.

Na Europa, o Rito Adonhiramita foi praticado na França e em Portugal, difundindo-se das colônias e sendo o preferido da armada napoleônica. Com a difusão do Rito Francês ou Moderno, o Rito Adonhiramita começou a ser abandonado, restringindo a sua prática ao Brasil, onde se encontra a sua Oficina Chefe. Graças a isso, o Rito manteve a sua pureza original e não sofrendo as influências do teosofismo, ocorrida com os outros ritos no final do século XIX.

O Rito Adonhiramita é o segundo mais praticado no Brasil, com especial concentração nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Pará. Atualmente, ele é reconhecido pelas potências maçônicas regulares, participantes da Confederação Maçônica Interamericana e Grande Oriente do Brasil.

Fonte: Wikipedia

Chaves Enoquianas

A Primeira Chave

Ol Sonf Vorsag Goho lad Bait, Lonsh Calz Vonpho Sobra Z-OL Ror I Ta Nazps Od Graa Ta Maiprg Ds Hol-Q Qaa Nothoa Zimz Od Commah Ta Nobioh Zien. Soba Thu Gnonp Prge Aldi Ds Vrbs Oboleh G Rsam; Casarm Ohorela Taba Pir Ds Zonrensg Cab Erm Iadnah Pilah Farzm Znrza Adna Gono Iadpil Ds Hom Od To h Soba Ipam Lu Ipamis Ds Loholo Vep Zomd Poamal Od Bogpa Aai Ta Piap Piamol Od Vaoan Zacare Eca Od Zamran Odo Cicle Qaa Zorge Lap Zirdo Noco Mad, Hoath laida.

Tradução:

Eu reino sobre vós, diz o Deus da Justiça poderosamente exaltado acima dos firmamentos da ira; em cujas mãos o Sol é uma espada e a Lua como um fogo penetrante: que mede as vossas túnicas, no seio de minhas próprias vestes e vos amarrei juntos com as palmas de minhas mãos; vossos assentos sendo decorados com o fogo da eunião, embelezando vossas vestimentas com admiração; para quem fiz a Lei para governar os santos e entreguei uma vara com a arca do conhecimento. Além disso, vós então erguestes vossas vozes e jurastes obediência e fá a Ele, que vive e triunfa, que não tem início, nem fim, que brilha como uma chama no meio de vosso palácio, e reina entre vós como a balança da retidão e verdade. Portanto, movei-vos e mostrai-vos! Abri os mistérios de vossa criação! Sede amistosos comigo, porque eu sou servo do vosso mesmo Deus, o verdadeiro adorador do Altíssimo.


A Segunda Chave

Adgt Vpaah Zong Om Faaip Sald Vi-I-V L Sobam Ial-Prg I-Za-Zaz Pi-Adph. Casarma Abrang Ta Talho Paracleda Q Ta Lorslq Turbs Ooge Baltoh. Givi Chis Lusd Orri Od Micaip Chis Bia Ozongon. Lap Noan Trof Cors Ta Ge 0 Q Manin la-Idon. Torzu Gohe L Zacar Eca C Noqod Zamran Micaizo Od Ozazm Vrelp Lap Zir Io-lad.

Tradução:

Podem as asas do vento entender vossas vozes de admiração, Oh, vós todos, os segundos dos primeiros? Que as chamas ardentes conceberam nas pofundidades de minhas mandíbulas; que preparei como taças para um casamento, ou como flores em sua beleza para a câmara da retidão. Mais fortes são os vossos pés, que a pedra estéril, e mais poderosa são vossas vozes que os ventos múltiplos, pois se haveis tornado uma edificação como não existe outra, exceto em minha mente de Todo-Poderoso. Aparecei disse o Primeiro: Movei-vos, portanto, até os vossos servos! Mostrai vossos poderes e fazei de mim um Grande Vidente, pois eu sou daquele que vive para sempre.


A Terceira Chave

Micma Goho Mad Zir Comselha Zien Biah Os Londoh Norz Chis Othil Gigipah Vnd-L Chis ta Pu-Im Q Mospleh Teloch Qui-I—-N Toltorg Chis I Chis-Ge In Ozien Ds T Brgdo Od Torzul. I Li E Ol Balzarg Od Aala Thiln Os Netaab Dluga Vonsarg Lonsa Cap-Mi Ali Vors CLA Homil Cocasb Fafen Izizop Od Miinoag De Gnetaab Vaun Na-Na-E-El Panpir Malpirg Pild Caosg. Noan Vnaiah Bait Od Vaoan. Do-O-I-A p Mad Goholor Gohus Amiran. Micma Iehusoz Ca-Cacom Od Do-O-A-In Noar Mica-Olz A-Ai-Om, Casarmg Gohia. Zacar Vnigiag Od Im-Va-Mar Pugo Piapii Ananael Qa-A-An.

Tradução:

Vede! Disse o vosso Deus, eu sou um círculo em cujas mãos descansam 12 reinos; Seis são os assentos dos espíritos da vida; os outros são como foices afiadas ou como o chifre da morte, nos quais a criatura da Terra são e não são, exceto pelas minhas próprias mãos; que também dormem e subirão! No princípio os fiz Administradores e os coloquei sobre 12 assentos de Governo, dando a cada um de vós o poder sucessivamente sobre os 456, verdadeiras épocas do tempo, de forma que desde os mais altos receptáculos e cantos de seus governos pudessem trabalhar meu Poder, derramando o fogo da vida, e crescer na Terra continuamente. Assim, tornam-se os limites dajustiça e da verdade. Em nome do vosso Deus, levantai-vos; eu vos digo: Vede! Vossas misericórdias florescem e vosso nome que permanece poderoso entre nós. Nele dizemos: Movei-vos! Descendei e recorrei a nós, como participantes da sabedoria secreta de vossa criação.


A Quarta Chave

Othil Lusdi Babage Od Dorpha Gohol. G-Chis-Gee Avavago Cormp P D Ds Sonf Vi-vi-Iv? Casarmi Oali MAPM Soham Ag Cormpo Crp L. Casarmg Cro-Od-Zi Chis Od Vgeg, Ds T Capmiali Chis Capimaon Od Lonshin Chis Ta L-O CLA, Torzu Nor-Quasahi Od F Caosga Bagle Zire Mad Ds I Od Apila. Do-O-—A—Ip Qaal Zacar Od Zamran Obelisong Rest-El-Aaf Nor-Molap.

Tradução:

Coloquei os meus pés no Sul e olhei ao meu redor, dizendo: Não são os Trovões do crescimento de número 33, que reinam no Segundo Ângulo? Sob eles coloquei 9639 que nunca foram numerados, a não ser um, no qual o segundo princípio das coisas estáe cresce forte, que, sucessivamente, também são os números do Tempo: e seus Poderes são como os dos primeiros 456. Levantai-vos! Oh Filhos do Prazer!, e visitai a Terra: pois eu sou o Senhor vosso Deus que vive e é eterno! E em nome do Criador, movei-vos e revelai-vos como agradáveis entregadores para que possais louva-lo entre os filhos dos homens.


A Quinta Chave

Sapah Zimii DUlY od noas ta quanis Adroch, Dorphal Caosg od faonts Piripsol Ta blior. Casarm am-ipzi nazarth AF od dlugar zizop zlida Caosgi toltorgi: Od z chis e siasch L ta Vi-u od Iaod thild ds Hubar PEOAL, Sobo-Cormfa chis Ta LA, Vls od Q Cocasb. Eca niis, od darbs qaas. F etharzi od bliora. Ia-Ial ednas cicles. Bagle? Ge-lad I L.

Tradução:

Os Poderosos Sons entram no terceiro ângulo e estão se tornando como olivas no Monte das Oliveiras, olhando com alegria a Terra e habitando no brilho do Céu como contínuos consoladores. A eles firmei os pilares da alegria, 19, e dei vasilhas para regar a Terra com suas criaturas; e eles estão adornados com lâmpadas perpétuas, 69636,cujos números são como o princípio, os fins e os conteúdos do tempo. Portanto, vinde e obedecei a vossa Criação: visitai-nos em paz e conforto: Tornai-nos receptores de vossos mistérios. Por quê? Nosso Senhor e Mestre é o Todo Uno.


A Sexta Chave

Gah S diu chis Em micalzo pilzin: Sobam El harg mir Babalon od obloc Samvelg: Dlugar malprg Ar Caosgi od ACAM Canal sobol zar fbliard Caosgi, od chisa Netaab od Miam ta VIV od D. Darsar Solpeth bi-en. Brita od zacam g-micalza sobol ath trian lu-Ia he od ecrin Mad Qaaon.

Tradução:

Os espíritos do quarto ângulo são nove, poderosos no firmamento das águas. Que o Primeiro formou como um tormento para os maus e uma guirlanda para os justos, dando-lhes flechas flamejantes para liderar a Terra, e 7699 trabalhadores incansáveis, cujo trajeto visita com conforto a Terra e estão no governo e continuidade com o Segundo e o Terceiro. Para que ouçam a minha voz! Tenho falado de vós todos e vos movo em poder e presença, para que vossas obras sejam uma canção de honra, e louvor de vosso Deus em vossa criação.


A Sétima Chave

Raas i salman paradiz oecrimi aao Ialpirgah, quiin Enay Butmon od I Noas NI Paradial casarmg vgear chirlan od zonac Luciftian cors ta vaul zirn tolhami. Sobol londoh od miam chis ta I od ES vmadea od pibliar, Othil Rit od miam. C noqol rit, Zacar zamran oecrimi Qaada! od 0 micaolz aaiom! Bagle papnor i dlugam lonshi od vmplif vgegi Bigl lAD!

Tradução:

O leste é uma casa de Virgens que cantam louvores entre as Chamas da primeira glória em que o Senhor abriu a sua boca; e se tornaram as 28 habitações viventes onde a força do homem se regozija; e elas estão vestidas com ornamentos brilhantes que operam maravilhas em todas as criaturas; dos reinos e continuidade são como o terceiro e quarto, fortes torres e locais de conforto, assentos da misericórdia e da continuidade. Oh, Servos da Misericórdia, movei-vos e aparecei, cantai louvores ao Criador e sede poderosos entre nós, pis a esta recordação é dado o poder, e a vossa força crescida e poderosa em vosso Consolador.


A Oitava Chave

Bazm ELO i ta Piripson oln Nazavabh OX casarmg vran chis vgeg ds abramg baltoha goho lad, Soba mian trian ta lolcis Abaivovin od Aziagiar nor. Irgil chis da ds paaox busd caosgo, ds chis, od ipuran teloch cacrg oi salman loncho od voviva carbaf? Niiso! Bagle avavago gohon! Niiso! Bagle momao siaion od mabza lAD 01 as Momar Poilp. Niis! Zamran ciaofi caosgo od bliors od corsi ta abramig.

Tradução:

O meio-dia, o primeiro, é como o terceiro céu, feito de Pilares de Jacinto, 26, em que os Anciãos se fazem fortes; que preparei em minha própria retidão, disse o Senhor: que vossa longa duração seja como um escudo contra o Dragão curvado, e como a colheita de um viúvo. Quantos são os que permanecem na glória da Terra, quem são e que não verão a morte, até que esta casa caia e o Dragão afunde! Ide! Porque os trovões têm dito; ide, porque as coroas do templo e a túnica Dele, que É, e Era, e Será coroado, stão divididas. Vinde! Aparecei para o terror da Terra e para nosso consolo e daqueles que estão preparados.


A Nona Chave

Micaolz bransg prgel napea lalpor, ds brin P Efafage Vonpho olani od obza, sobol vpeah chis tatan od tranan balie, alar lusda soboin od chis holq c Noquodi CIAL. Unal alson Mom Caosgo ta las ollor gnay limlal. Amma chis sobca madrid z chis ooanoan chis aviny drilpi caosgin, od butmoni parm zumvi cnila. Dazis ethamza childao, od mire ozol chis pidiai collal. Vicinina sobam vcim. Bagle? lAD Baltoh chirlan par. Niiso! Od ip efafafe bagle a cocasb i cors ta vnig blior.

Tradução:

Um poderosos exército de fogo, com espadas chamejantes de dois gumes (que contém frascos, 8, de Ira, duas e vezes e meia: cujas asas são de absinto e tutano de sal), colocou os pés no oeste, e são medidos com os seus ministros 9996. Estes recolhem o musgo da Terra, como o homem rio faz com seu tesouro. Amaldiçoados são aqueles que inqüidades são! Nos vossos olhos estão moinhos de pedra maiores que a Terra, e de vossas bocas correm mares de sangue. Vossas cabeças estão cobertas com diamantes, e sobre vossas mãos estão luvas de mármore. Feliz é aquele a quem não desaprovam. Por quê? O Deus da Retidão regozija-se neles! Saí e não vossos frascos! Pois o tempo é aquele que requer o conforto.


A Décima Chave

Coraxo chis cormp od blans lucal aziazor paeb sobol ilonon chis OP virq eophan od raclir, maasi bagle caosgi, di ialpon dosig od basgim; Od oxex dazis siatris od saibrox, cinxir faboan. Unal chis const ds DAOX cocasg ol oanio yorb voh m gizyax, od math cocasg plosi molvi ds page ip, larag om dron matorb cocasb emna. L Patralx yolci matb, nomig monons olora gnay angelard. Ohio! Ohio! Ohio! Ohio! Ohio! Ohio! Noib Ohio! Casgon, bagle madrid i zir, od chiso drilpa. Niiso! Crip ip Nidali.

Tradução:

Os Trovões do Juízo da Ira estão numerados e descansam no Norte, semelhantes a um carvalho cujos ramos são ninhos, 22, de lamentações e lágrimas, caídas sobre a Terra, que queimam noite e dia, e vomitam cabeças de escorpiões e enxofre ardente misturado com veneno. Estes são os Trovões que 5678 vezes na 24ª parte de um momento rugem com centenas de poderosos terremotos e milhares de vezes tantas ondas que não descansam, e não conhecem qualquer tempo de calmaria. Aqui uma pedra produz 1000, da mesma forma que o coração do homem produz seus pensamentos. Maldita, maldita, maldita, maldita, maldita, maldita! Sim, maldita seja a Terra, pois a inqüidade é, foi e será grande. Ide! Mas não vossos ruídos!


A Décima Primeira Chave

Oxyiayal holdo, od zirom 0 coraxo dis zildar Raasy, od Vabzir camliax, od bahal. Niiso! Salman teloch, casarman hoiq, od t i ta Z soba cormf I GA. Niiso! Bagle abrang noncp. Zacar ece od zamran. Odo cicle qaa! Zorge lap zirdo noco Mad, hoath laida.

Tradução:

O Poderoso Trono gritou e houve cinco Trovões que voaram para o leste; e a Águia falou e chorou em voz alta: Saí! E eles se reuniram e se tornaram a casa da morte, de quem é medido, e isto é como eles serão, cujo número é 31. Saí, pois eu preparei para vós. Movei-vos, portanto, e mostrai-vos! Abri os mistérios de vossa criação. Sede amistosos comigo, porque eu sou servo de vosso mesmo Deus, o verdadeiro adorador do Altíssimo.


A Décima Segunda Chave

Nonci ds sonf babage, od chis OB Hubardo tibibp, allar atraah od ef! Drix fafen MIAN, ar Enay ovof, sobol ooain vonph. Zacar gohus od zamran. Odo cicle qaa. Zorge lap zirdo noco Mad, hoath Iaida.

Tradução:

Ó vós que reinais no Sul, e que sois 28, as Lanternas da Dor: afivelai vossos cintos e visitai-nos! Trazei vossa legião de 3663, que o Senhor possa ser exaltado, cujo nome entre vós é Ira. Movei-vos, digo eu, e mostrai-vos; abrir os mistérios vossa criação; sede amistosos comigo, porque eu sou servo do vosso mesmo Deus, o verdadeiro adorador do Altíssimo.


A Décima Terceira Chave

Napeai babage ds brin VX ooaona iring vonph doalim: eolis ollog orsba, ds chis affa. Micma Isro Mad od Lonshi Tox, ds i vmd aai Grosb. Zacar od zamran. Odo cicle qaa. Zorge lap zirdo noco Mad, hoath laida.

Tradução:

Ó vós espadas do Sul, que tendes 41 olhos para incitar a ira do pecado, tornando-os homens bêbados os quais estão vazios: vede a promessa de Deus e vosso poder que é chamado entre vós todos como um ferrão amargo. Movei-vos e mostrai-vos! Abri os mistérios de vossa criação! Sede amistosos comigo, porque eu sou servo do vosso mesmo Deus, o verdadeiro adorador do Altíssimo.


A Décima Quarta Chave

Noromi baghie, pashs 0 lad, ds trint mirc OL thil, dods tol hami caosgi homin, ds brin oroch QUAR. Micma bialo lad! Isro tox ds I vmd aai Baltim. Zacar od zamran. Odo cicle qaa. Zorge lap zirdo noco Mad, hoath laida.

Tradução:

Ó Filhos da Fúria, ó Filhad do Íntegro, que se sentam sobre os 24 assentos e vexam todas as criaturas da Terra que tenham idade; que tem sob vós 1636: Vede a voz de Deus e a promessa Dele que é chamada entre vós Fúria (ou Justiça Extrema). Movei-vos e mostrai-vos! Abri os mistérios de vossa criação! Sede amistosos comigo, porque eu sou servo do vosso mesmo Deus, o verdadeiro adorador do Altíssimo.


A Décima Quinta Chave

Ils tabaan L lalpirt, casarman vpaachi chis DARG ds oado caosgi orscor: Ds oman baeouib od emetgis Iaiadix! Zacar od zamran. Odo cicle qaa. Zorge lap zirdo noco Mad, hoath laida.

Tradução:

Ó vós Governador da primeira Chama, sob cujas Asas estão 6739, que entrelaçam a Terra com esterilidade, que conhecem o grande nome da Retidão e o selo da honra. Movei-vos e mostrai-vos! Abri os mistérios de vossa criação! Sede amistosos comigo, porque eu sou servo do vosso mesmo Deus, o verdadeiro adorador do Altíssimo.


A Décima Sexta Chave

Ils viv Iaiprt, Salman Bait, ds a croodzi busd, od bliorax Balit, ds insi caosgi iusdan EMOD, ds om od tiiob. Drilpa geh us Mad Zilodarp. Zacar od zamran. Odo cicle qaa. Zorge lap zirdo noco Mad, hoath laida.

Tradução:

Ó vós segunda Chama, a Casa da Justiça, que tendes vosso início em glória e confortareis o justo que caminha sobre a Terra com 8763 Pés; que compreendeis e separeis as criaturas: Grande és vós no Deus que estende além e conquista. Movei-vos e mostrai-vos! Abri os mistérios de vossa criação! Sede amistosos comigo, porque eu sou servo do vosso mesmo Deus, o verdadeiro adorador do Altíssimo.


A Décima Sétima Chave

Ils D lalpirt, soba vpaah chis nanba zixiay dodseh, od ds brint TAXS Hubardo tastax ilsi. Soba lad i vonpho vonph. Aldon dax il od toatar. Zacar od zamran. Odo cicle qaa. Zorge lap zirdo noco Mad, hoath laida.

Tradução:

Ó vós terceira Chama, cujas Asas são espinhos para incitar vexação, e que tem 7336 Luminárias Viventes vindo ante a vós; cujo Deus é grande em raiva: preparei vossa força e Movei-vos e mostrai-vos! Abri os mistérios de vossa criação! Sede amistosos comigo, porque eu sou servo do vosso mesmo Deus, o verdadeiro adorador do Altíssimo.


A Décima Oitava Chave

Ils micaolz Olprt od lalprt, bliors ds odo Busdir O Iad ovoars caosgo, casarmg ERAN la lad brints cafafam, ds 1 vmd Aglo Adohi Moz od Maoffas. Bolp como bliort pambt. Zacar od zamran. Odo cicle qaa. Zorge lap zirdo noco Mad, hoath laida.

Tradução:

Ó vós que sois a poderosa luz e chama ardente do conforto, que revelastes a glória de Deus para o centro da Terra; em quem os segredos da Verdade 6332 têm sua permanência, que é chamada em vosso reino Júbilo, e não pode ser medida; sede vós uma janela para o meu conforto. Movei-vos e mostrai-vos! Abri os mistérios de vossa criação! Sede amistosa comigo, porque eu sou servo do vosso mesmo Deus, o verdadeiro adorador do Altíssimo.

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