30 de maio de 2010

Tempos Difíceis

São tempos difíceis caros Irmãos.
Tempos de violência, de degradação e de desesperança. Famílias se desfazem, vidas se vão e valores antes insubstituíveis se enterram sob o peso dos vícios e do egoísmo. Tudo se torna relativo ante o poder, o dinheiro e a busca por sobrevivência. Onde foi que perdemos nossos sonhos e nossa inocência? Onde foi que desistimos? Onde foi que erramos? Perguntas e mais perguntas martelam em nossas cabeças durante estes dias obscuros e de mal agouro.
O mal se entranha em nosso cotidiano, as grades nos rodeiam e o prisioneiro se encontra ali, diante do espelho. Somos nós os prisioneiros. Prisioneiros de nossos medos, de nossas angustias e de nossas limitações, só uma coisa nos separa daqueles que estão aprisionados dentro dos muros de uma penitenciaria, eles, diferentes de nós, tem para onde fugir, e você?
A vida não é fácil, viver é um eterna luta, uma aventura fantástica que nos amedronta com suas artimanhas e surpresas, quem poderá dizer alguma vez que já não pediu a Deus ajuda? Quem já não chorou por uma perda? Quem não sorriu quando se realizou um reencontro? Quem é infalível?
Somos nada e somos tudo, que dilema terrível. Somos a poeira e a bela obra prima, somos o divino e o grotesco, somos pais e somos filhos, o que afinal somos?
Mais duvidas, mais dilemas e buscamos as respostas. Lembra quando era pequeno e se perguntava “Porque o céu é azul?” , “De onde vem o vento e a chuva?” , “Porque as estrelas brilham?” e ouvíamos extasiados as respostas simples e inocentes que nossos pais nos davam, vivíamos em um mundo fantástico onde o herói sempre vencia, onde queríamos ser o policial, o bombeiro, queríamos ser o cavaleiro a salvar as indefesas princesas, batalhávamos contra o mal e o bem sempre vencia. Acreditávamos nas fadas e queríamos tocar a Lua com nossas mãos, éramos invencíveis, mas acima de tudo éramos verdadeiros.
Crescemos e tudo isso ficou pelo caminho, as vezes nos pegamos a pensar nas velhas brincadeiras, nos velhos amigos e em tudo que ficou para trás no decorrer implacável do tempo. Hoje somos adultos, mas confesso, gostaria de ser criança novamente, para chorar e buscar colo quando triste ou ferido, para sonhar com meus castelos novamente e me ver mais uma vez a vagar infinitamente pelo universo em busca de minhas inocentes aventuras.... Mas isso ficou a muito tempo para trás e como as águas de um rio nunca retornam, não posso ser mais criança, mas uma coisa posso fazer, resgatar meus sonhos, minhas esperanças e quem sabe ser o mocinho novamente, mesmo que por alguns momentos.
Muitos falarão que isto é puro sentimentalismo, pode ser, mas é um sentimentalismo verdadeiro e profundo, sem mascaras e sombras, puro, e isso me traz a meus queridos Irmãos, Irmãos que a vida me deu como prova de que os sonhos ainda existem, de que chorar não é feio, de que um abraço vale mais que dinheiro e que o solo que eu piso esta no mesmo nível que os demais, sem distinção, sem medos, com honra e lealdade, me sinto novamente o cavaleiro a cavalgar nos vastos campos, livre e feliz. Que mais poderia desejar?
As perguntas me martelam ainda a mente, mas agora sei que não podemos ter todas as respostas, ninguém tem, sei também que ser infalível é impossível, o máximo que podemos fazer é tentar melhorar um pouco a cada dia, sei também que o tempo é curto, o que ficou pra trás não muda o que temos pela frente, mas nunca devemos nos esquecer de onde viemos, sei também que o mundo é duro, mas muitos como eu buscam a justiça e a esperança para construir um mundo sem grades, sem prisões, aprendi que a injuria ronda as nossas vidas junto com a maldade que graça no mundo, mas se deixar abater por ela é o mesmo que apoiar o mundo de caos que se ilumina a cada manhã e o mais importante, aprendi que somente somos a poeira quando separados, mas quando juntos, somos a bela obra prima.
Quem conseguir estar dentro de sua Loja, verá que por detrás de cada terno, cada avental, cada colar, existe um buscador, existe um sonhador e quem sabe poderemos ter a felicidade de encontrar ali uma alma que conseguiu ainda manter a criança viva dentro de seu coração, poderemos encontrar ali mais um cavaleiro a cavalgar em vastos campos, livre, feliz. Quem sabe ele pode nos ensinar como nos livrar das nossas próprias correntes? Quem sabe? A Luz Divina deve brilhar em nossas colunas, e essa luz deve iluminar o caminho de quem tiver a coragem de reconhecer sua debilidade, suas falhas, pois só é merecedor de liberdade aquele que é verdadeiro e honesto. Sou um Mestre que não tem todas as respostas, sou um Mestre que ainda tem muito a aprender. Saibam Irmãos aprendizes que o branco avental que ostentam é o mais belo entre todos, pois ele mostra que quem o usa se propôs a reconhecer e harmonizar tudo aquilo que lhe impede de ser novamente mais um homem livre em vastas veredas, sem o jugo e a carga inútil das correntes que arrasta atrás de si no mundo profano.
Não importa sua Loja, sua Obediência, aquela frase “Meus Irmãos Como Tal Me Reconhecem” não tem significado quando tratado a luz de acordos e convenções criados dentro de salas frias e reuniões formais, mais do que buscar um igual, esta frase significa que os que buscam como nós quebrar os grilhões que nos prendem a um mundo vazio e sem sentido nos reconhecerão, e que juntos formaremos mais um pedaço desta grande obra prima chamada Maçonaria, juntos seremos uma família a atravessar dos mais profundos vales as mais altas colinas a buscar sabedoria e a quebrar grilhões, e quem sabe possamos algum dia sermos dignos de ser tratados como Mestres que enfim aprenderam a ser Aprendizes. Quem sabe aprenderemos a realmente ter aquela criança viva dentro de nossos corações novamente. Quem sabe?
São tempos difíceis caros Irmãos, para os que choram sozinhos, para os que perecem das infâmias de uma vida desprovida, dos que agonizam enfermos em hospitais, dos que gritam por justiça. Agradeça sua boa sorte, abrace seus Irmãos e festeje a oportunidade de estar vivo realizando algo. De também um abraço em sua esposa, seus filhos, e mostre que por mais que os tempos sejam difíceis a união perene dos que se amam sempre supera tudo.
São nas noites mais escuras que precisamos de luz. Iluminemos então Irmãos os quartos vazios de nossas almas e assim espalharemos essa luz pelo mundo. Segure na mão da criança que sempre andou ao seu lado e que a muito você havia se esquecido, e com ela varra o mundo a sua volta, mostrando que por mais que os tempos sejam difíceis ainda existe esperança e ela é eterna como nossas almas.


TFA

Cristiano S. G. de Castro
M.´.M.´.

Nenhum comentário:

Postar um comentário